terça-feira, 5 de agosto de 2014

O Início


Já faz mais ou menos um ano que venho acompanhando a blogosfera de finanças e estudando sobre investimentos.

Meu objetivo, a princípio, não é atingir a IF mas acumular patrimônio a fim de obter uma boa renda complementar. Pretendo atingir esse objetivo investindo em Tesouro Direto (foco em NTB-Principal) e em ações seguindo a risca a filosofia do Bastter. Sem trades. Colocarei meu dinheiro apenas em ações de boas empresas de setores diferentes. Pretendo ter sempre 10 na carteira (já decidi quais serão).

Meu objetivo não é obter a maior rentabilidade possível mas agir de forma defensiva e acumular um bom capital balanceando o risco/retorno ainda que isso exija mais tempo. Meu foco é mesmo o longo prazo.

Apesar de achar que calcular rentabilidade é uma bobagem, especialmente todo mês, farei isso para que os colegas possam acompanhar a minha evolução patrimonial.

Hoje meu patrimonio é de mais ou menos 15k em poupança. Muito pouco. Mas graças a um novo emprego que consegui meu aporte deve ser de mais de 2k e as coisas vão começar a andar em um ritmo mais veloz.

Por enquanto vou divulgar a evolução do meu patrimônio usando a planilha disponível no site do Bastter mas pretendo usar posteriormente a planilha do ADP.

Alguns dados sobre mim:

- Tenho entre 25 e 30 anos
- Sou da área de TI
- Solteiro, sem filhos, sem carro, moro com os meus pais e pretendo continuar assim por muito tempo para poder poupar e investir muito mais.

E é isso. Espero poder contribuir e aprender com a comunidade. Até mais.

3 comentários:

  1. Rapaz, daqui a poucos anos vc vai poder ter duas amantes sustentadas com os dividendos. O dinheiro compra muitos prazeres e muita coisa boa nesta vida. Aproveite.


    Seja bem vindo ao mundo da bolsa.

    ResponderExcluir
  2. IB,

    Seja bem vindo! Também sou adepto da "filosofia" Bastter. Desejo sucesso para você.

    Abraços.

    ResponderExcluir